
.

Platô Academos Ruínas da Academia de Platão (387 aC a 521 dC). O Academos floresceu por mais de 900 anos foi e ainda é, a universidade mais antiga existente no mundo. Foi fechado pelo imperador Chirstian Justiniano, que alegou que era pagão. (A Enciclopédia Internet de Filosofia)
Para sublinhar como a academia vem a ser um prêmio sem preço concedido somente àqueles que conseguem se elevar aos mais altos níveis, resgato a origem dessa instituição que, a bem da verdade, se inspira em associações milenares.
As primeiras surgiram na Grécia antiga.
Academia era um bosque de imponentes oliveiras, localizado nas imediações de Atenas, conhecido como Jardim de Academo.
Academo foi o herói ateniense que, entre outros feitos, colaborou no resgate da formosa Helena, seqüestrada pelos inimigos. Quando a Grécia foi invadida pelos lacedemônios, o bosque foi preservado. Foi aí onde o filósofo Platão instalou a sua célebre escola, conhecida justamente por academia. A Academia era formada de uma biblioteca, uma residência e um jardim e, é tida como a primeira universidade da Europa. Oferecia um currículo de matérias tais como astronomia, biologia, ciências políticas e filosofia. Aristóteles foi o aluno mais famoso da Academia.
A escola de Platão foi a primeira a reunir todas as características de uma verdadeira escola:
Ao contrário das palestras dos gramatistés onde se ensinava a ler e a escrever, na Academia veiculavam-se novos saberes;
Ao contrário dos sofistas que se dedicavam, cada um, ao ensino dos temas da sua preferência ou especialidade, na academia era ensinado um corpo organizado de conhecimentos;
Ao contrário dos sofistas e de Sócrates, a academia constituía um espaço próprio para o ensino dentro da cidade;
Ao contrário da escola de Isócrates, a academia possuía um regulamento interno que previa a sua continuidade para além da morte do seu fundador.
Atualmente, o local é ponto turístico de Atenas e nele ainda sobrevive pelo menos uma oliveira do tempo de Platão, que viveu entre 428-348 ª C (comparadas a nós, como vocês podem ver, as oliveiras são bem mais imortais. Existem exemplares também do tempo de Cristo, em Israel).
Mais tarde, o vocábulo academia passou a designar instituições de ensino superior (os universitários são chamados também de acadêmicos). O termo começou a ser utilizado ainda para sociedades de escritores, artistas, eruditos, cientistas e para organizações que difundem os esportes e a arte.
O Brasil possui academias dos mais diversos gêneros desde os tempos coloniais. Algumas tiveram nomes curiosos, a exemplo da Academia Brasílica dos Esquecidos e Academia dos Felizes. A nossa mais conhecida, atualmente, é a Academia Brasileira de Letras.
Feito este breve histórico, podemos reafirmar com total ênfase, fazer parte de uma academia é ter acesso aos portões de tradições nobres, belas e grandiosas. É a suprema consagração.
Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/academia/academia2.htm