O trabalho de pesquisa intitulado: O Counter Accounting e a Ideologia Pró-Abolicionista no Brasil: o caso da Sociedade Contra o Tráfico de Africanos e Promotora da Colonização e Civilização dos Indígenas (1849 – 1852), de autoria da pesquisadora paraense Thais Alves Lira, doutoranda em Contabilidade e Controladoria na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Professor Doutor Vicente Pacheco, Acadêmico da ACCPR e professor titular na mesma UFPR, recebeu a premiação de melhor trabalho na área de História da Contabilidade na 23º USP International Conference on Accounting, realizada anualmente pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Segundo a USP a International Conference on Accounting é o maior evento de pesquisa e extensão em Contabilidade e Atuária da América Latina e da FEA/USP, responsável por uma grande difusão de conhecimento e interação com a sociedade, pois atrai profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e acadêmicos de várias universidades do Brasil e do mundo.
Em Portugal a premiação foi de melhor dissertação de Mestrado na 4th International Conference on Accounting and Finance Innovation, realizada na Universidade de Aveiro – Campus de Santiago. A dissertação, agraciada na mesma área temática do artigo científico premiado, foi desenvolvida pela pesquisadora Thais Alves Lira sob a supervisão do Acadêmico Professor Vicente Pacheco.
A ICAFI em sua 4ª edição tratou das novas tendências em contabilidade e finanças em suas várias perspectivas e abrangências multidisciplinares.
A Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) sente-se honrada e parabeniza ao Professor Doutor Vicente Pacheco, seu acadêmico, bem como à pesquisadora Thais Alves Lira pelos valorosos prêmios recebidos, fato que valoriza toda a classe contábil de nosso Estado.
Link 23ª USP-ICA
Link 4th ICAFI-Aveiro
Link para o trabalho premiado