
São Mateus
Mateus significa presente de Javé (Iah) ou dom de Deus. Identificado como sendo o Levi, filho de Alfeu, coletor de impostos, Mateus também exerceu esta função durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C. com a conquista de Pompeu. Mateus coletava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Os Publicanos como eram chamados, eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam e judeus que enriqueciam desta maneira eram desprezados e considerados párias.
Sua coletoria estava localizada em Cafarnaum e foi neste cenário, perto de onde hoje está Almagor, que Jesus convidou Mateus para ser um dos Doze Apóstolos. Após o chamado, Mateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com coletores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.».
Como discípulo, ele seguiu Cristo e foi uma das testemunhas da Ressurreição e da Ascensão. Da sua atividade após o Pentecostes, conhece-se somente as admiráveis páginas do seu evangelho, primitivamente redigido em aramaico. Denominado de primeiro evangelho, da mais ênfase ao aspecto humano e genealógico de Jesus
Não se conhecem versões conclusivas sobre sua morte, embora algumas fontes, referenciam narrações dos sofrimentos e do seu martírio na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum. Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram e são consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.
Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_%28evangelista%29
http://www.e-biografias.net/sao_mateus/
