em Comenda de São Mateus

 

A Academia de Ciências Contábeis do Paraná presta homenagem ao professor Sérgio de Iudicibus no I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade, realizado nos dias 15 e 16 de outubro 2010.

Sérgio de Iudibicibus com Acadêmicos Vicente Pacheco (esquerda) e Moacir Carlos Baggio (direita)

Sérgio de Iudicibus com Acadêmicos Vicente Pacheco (esquerda) e Moacir Carlos Baggio (direita)

Sérgio de Iudicibus nasceu na cidade de Bari, Itália, em 25 de setembro de 1935. Aos treze anos migrou para o Brasil acompanhado de seus pais. Naturalizou-se brasileiro, filho de pai contador e mãe economista, Iudicibus nunca questionou sua vocação para a contabilidade. Como profissional da Contabilidade especializou-se nas seguintes áreas: Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Internacional, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade (Contabilometria). É autor e co-autor de livros de grande utilização por docentes e discentes de cursos de Contabilidade, Economia e Administração. Entre os quais: “Contabilidade Introdutória”, o maior ‘best-seller’ da disciplina; “Análise de Balanços e Teoria da Contabilidade”, o livro mais usado até hoje entre alunos da graduação e pós-graduação da disciplina de Teoria da Contabilidade, e “Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações”, contribuição marcante para a comunidade contábil. À frente da direção da FEA, no período entre 1979 e 1983, Iudicibus promoveu diversos concursos para Professor Titular, semeou a idéia de período integral para os alunos e professores e estimulou a produção da história da FEA com a organização em dois volumes da obra “História da Faculdade de Economia e Administração de São Paulo 1941/1981”. Em sua vida de magistério, Iudicibus foi ainda coordenador da Pós-Graduação da EAC, Professor Visitante na Universidade de Kansas, EUA, conferencista nas universidades de New Mexico e Illinois, EUA, e de Pisa, Itália. Aposentou-se como Professor Titular da FEA em 1991, contudo seguiu com seus trabalhos nos cursos de mestrado e doutorado da faculdade.

“As lembranças, as lutas, as dificuldades e os sucessos pavimentaram o caminho que me leva, sempre, ao seio de nossa Faculdade, com muito carinho. Ela é a minha alma mater”, Professor Emérito Sérgio de Iudicibus

Fonte: http://www.fea.usp.br/perfil.php?u=37&tab=cont&i=29

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário