A Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) realizou, na noite de segunda-feira, 25 de novembro, a solenidade de posse da nova diretoria, eleita para o triênio 2020-2022, marcando o retorno do acadêmico Moacir Carlos Baggio, que presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos, 2010-2011 e 2012-2013.
Após abrir a seção, a acadêmica Nilva Amalia Pasetto, que presidiu a entidade de 2017 e 2019, saudou os presentes e teceu agradecimentos aos demais acadêmicos, por seu constante empenho em promover, divulgar, valorizar e promover o desenvolvimento das Ciências Contábeis, além de estimular o aprofundamento do seu conhecimento filosófico, científico e tecnológico.
“Vivemos na era das grandes transformações. Falar em novas tecnologias parece corriqueiro, mas falar em modificar a forma de pensar, de disputarar esta corrida, em que a tecnologia vem ganhando da regulamentação, constitui um desmedido desafio”, ponderou em seu discurso. Enumerou ainda alguns dos pontos altos de sua gestão, como a realização da primeira edição do concurso Conhecimento Nota 10, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), entidade a que dedicou especiais agradecimentos, incluindo a seus colaboradores: “O mandato termina, mas a parceria continua”, assegurou.
COMENDA DE SÃO MATEUS
Ainda antes de diplomar e passar a palavra ao novo presidente, Nilva conduziu a entrega da Comenda de São Mateus a Maria do Carmo Godoy Ehlke, homenageada pela brilhante carreira profissional como professora, contribuindo para a boa formação de novas gerações de profissionais da contabilidade. A comenda de São Mateus foi criada em 2004 pela ACCPR para reconhecer profissionais da contabilidade brasileiros que se destacam em ações em prol do enriquecimento da profissão e da classe contábil.
NOVA DIRETORIA
“Procurarei juntamente com meus pares de diretoria e da melhor forma possível, administrar e fazer com que a academia mantenha suas tradições como instituição importante no cenário contábil e porque não dizer, em nossa sociedade”, disse Baggio após a transmissão do cargo.
Destacou a seguir o fato de que o curso de Ciências Contábeis é, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o 4º mais procurado no país, com 362 mil estudantes matriculados em faculdades públicas e particulares, como reflexo do crescimento 53,84% do número de organizações contábeis no período de 2014 a 2018, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A seguir, falou sobre as perpectivas quanto ao futuro próximo da profissão: “são novos tempos, tempos de mudança de estilo, mudança de pessoas, tempos de reformas previdenciárias, trabalhistas, administrativas e tributárias e é nesse contexto que se coloca o contabilista como um elo importante nas relações governo/empresas. É ele que vai desenvolver seus conhecimentos e auxiliar os empresários nas implementações necessárias que advirão dessas reformas. É a hora do reconhecimento da profissão como uma das melhores de nosso país”, declarou.
Conheça a seguir a composição da nova diretoria para período de 2020-2022:
DIRETORIA
Presidente Acadêmico Moacir Carlos Baggio
Vice-presidente Acadêmico Vicente Pacheco
Diretor-secretário Acadêmico Antônio Gonçalves de Oliveira
Secretário adjunto Acadêmico Dalvio Gomes da Lapa Júnior
Diretor financeiro Acadêmico João Eloi Olenike
Vice-diretor financeiro Acadêmico Luiz Fernando Torres Cardozo
Diretora institucional Acadêmica Nilva Amalia Pazetto
CONSELHO FISCAL
Presidente Acadêmico Luiz Carlos de Souza
Conselheiro Acadêmico António Carlos Pedroso Siqueira
Conselheiro Acadêmico Eluiz Maria Miqueletto
Conselheiro suplente Acadêmico António Derseu Cândido de Paula
Conselheiro suplente Acadêmica Eliody Werneck Andrade
Conselheiro suplente Acadêmico Elias Garcia